4.08.2008

Batizado ou Baptizado

Vou tentar escrever um texto à luz do novo acordo ortográfico (mencionado que ainda não tenho prática no assunto e perdoem-me os mais sustetíveis).
Este fim de semana estive pela primeira vez num batizado, do filho de um amigo meu, nunca tinha ido a nenhum e não fazia ideia do ritual em causa.
Cheguei à conclusão que se trata nada mais nada menos que um mini casamento.
Ora temos igreja, desta feita também só existe uma pessoa vestida de branco, só que em vez da noiva é o ser que vai ser batizado. Pelo que a criança não fala, logo os pais falam por ela, compromentem-se por ela, mais os os padrinhos, a fazê-la crescer de acordo com o ensinamentos católicos.
A criança em questão parece saída daqueles anúncios de fraldas descartáveis, tal a boa disposição e sorriso fácil que esteve durante toda a cerimónia (pedi à mãe se me arranjava a referência para quando tiver filhos ter um assim). Depois rumou-se para o copo de água, perdão, o almoço de batizado (confesso que me faz confusão escrever assim).
Amena cavaqueira durante toda a tarde com direito a sermos os últimos a querem arredar pé.
O pai do bébé estava com a sensação que não tinha dado atenção a todos os convidados, o que também é típico de um casamento.
Mas o que realmente interessa é que foi um momento bem passado num momento muito importante da vida destes meus amigos e a constatação que apesar das diferentes etapas em que nos encontramos e nos diferentes trabalhos para onde a vida nos encaminhou a amizade mantém-se e manter-se-á por longos anos.
Parabéns! Vocês sabem quem são.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado "tia", pela minha primeira aparição num BLOG. Já veio tarde este meu comentário, mas o meu Pai anda um desleixado e só agora me avisou que escreveste sobre mim nas Aventuras da Nocas.

Bjs e fico a aguardar a minha opotunidade de retribuir daqui as uns meses, mas na tua festa especial! :-).

Bjs do Diogo e um olá dos meus Pais